Revisão Sistemática e Simulações na Farmacocinética de Dapsona e Clofazimina: O paciente diagnosticado com hanseníase é tratado por uma quimioterapia padronizada, cuja implementação levou a uma redução considerável nos casos de hanseníase, contudo, a taxa de detecção de novos casos tem se mantido constante, o que significa que as estratégias de controle, que incluem o diagnóstico e o tratamento, não estão tendo a eficácia desejada. Assim, a otimização da farmacoterapia através de modelos farmacocinéticos pode ser crucial para uma redução mais acentuada nos casos de hanseníase. Para isso, revisões sistemáticas sobre a farmacocinética de dois dos fármacos usados no tratamento da hanseníase (clofazimina e dapsona) serão conduzidas para integrar informações de um conjunto de estudos, criando um perfil farmacocinético compilado desse fármacos. Esses dados permitirão a construção de modelos farmacocinéticos para investigar a viabilidade da monitorização terapêutica de fármacos, e a avaliação das concentrações plasmáticas em relação a cura dos pacientes.
Pesquisa de Potenciais Biomarcadores e estudo Farmacocinético na Hanseníase: o desenvolvimento de exames na forma de kit rápido para o diagnóstico e a otimização da farmacoterapia através de modelos farmacocinéticos pode ser crucial para uma redução mais acentuada nos casos de hanseníase. Para isso, serão usadas ferramentas analíticas, como a cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas, para a investigação de biomarcadores e quantificação dos fármacos em amostras dos pacientes, a construção de modelos farmacocinéticos para investigar a viabilidade da monitorização terapêutica de fármacos, e a avaliação das concentrações plasmáticas em pacientes durante o tratamento da hanseníase com clofazimina e dapsona.
Colaboradores externos: Prof. Dr. Roberto Pontarolo e Profa. Dra. Rosângela G. Peccinini
UFMT/PROPEq n° 129/2019
Apoio: Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal
O câncer colorretal (CCR) é o terceiro comumente diagnosticado em homens e o segundo, em mulheres. Para tratamento dessa entidade nosológica, uma das principais modalidades terapêuticas é a quimioterapia antineoplásica. Dentre os protocolos utilizados para tratamento desta neoplasia estão os protocolos FOLFOX (associação do 5-FU+ LV+ oxaliplatina) e o protocolo FOLFIRI (associação do 5-FU+ Lv+ irinotecano). Nesse estudo, pretendemos avaliar as RAM’S que possam vir a acometer pacientes que estejam em tratamento quimioterápico, seguindo o uso dos protocolos FOLFOX ou FOLFIRI para câncer colorretal, afim de demonstrar dados que representem uma relação de eficácia e toxicidade do tratamento, assim como o impacto da doença sobre a vida do paciente.
UFMT/PROPEq n° 128/2019
Envolve o desenvolvimento pré-clínico de novas entidades químicas sintéticas derivadas do 2-amino-tiofêno associados a outros heterociclos, que possam ser utilizados como potenciais agentes antileishmania mais seguros, eficazes, potentes e menos tóxicos. Serão realizados estudos in vitro de estabilidade química e investigação dos produtos de degradação, além de estudos in vitro relacionados a propriedades farmacocinéticas dos compostos desenvolvidos. Os compostos com melhores características serão avaliados in vivo. Ainda, os resultados serão utilizados para o desenvolvimento de novas entidades químicas com características superiores desses derivados. Esses novos compostos contribuirão com o arsenal terapêutico no combate a doenças negligenciadas, principalmente a leishmania, com a introdução de novos agentes candidatos a fármacos mais seguros, eficazes e menos tóxicos.
Colaboradores externos: Prof. Dr. Francisco Jaime B. Mendonça Junior
UFMT/PROPEq n° 127/2019
Desenvolvimento de estudos de metabolismo e identificação de metabólitos de novos candidatos à fármaco em fase de desenvolvimento pré-clínico. Avaliação do metabolismo para compreensão da estabilidade metabólica. Experimentos por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas alta resolução para investigação de metabólitos dos novos candidatos a fármaco.
Colaboradores externos: Prof. Dr. Roberto Pontarolo e Profa. Dra. Rosângela G. Peccinini
Projeto dedicado ao estudo dos novo inibidores de SLGT-2 usados no tratamento de diabetes. Desenvolvimento de método analítico para quantificação simultânea dos analitos metformina, canagliflozina, dapagliflozina e empagliflozina. O método é aplicado em dois estudos de interação farmacocinética, um pré-clínicos e um clínico. No estudo pré-clínico são avaliados grupos de animais recebendo apenas o inibidor de SLGT-2, apenas a metformina e metformina associada a um inibidor de SLGT-2. No estudo clínico são estudos grupos de voluntários sadios tomando apenas metformina ou metformina associada a inibidores de SLGT-2.
Colaboradores externos: Prof. Dr. Roberto Pontarolo e Profa. Dra. Rosângela G. Peccinini